Ritmo Individual

  Ritmo Coletivo

    Ritmos da Cultura Popular

Este curso é uma introdução para alunos que nunca, ou pouco, tiveram contato com a percussão e o estudo do ritmo. É construído a partir de vivências e dinâmicas em grupo que visam três objetivos: introdução ao estudo do ritmo; introdução às técnicas percussivas; mergulho em duas manifestações da cultura popular.


Introdução ao estudo do ritmo: é a base e o diferencial deste curso. Fundamenta-se na ideia de que cada ser humano tem um ritmo próprio e ele se manifesta em diferentes áreas da vida: no corpo orgânico, na musicalidade, mas também nas relações com outras pessoas, e em qualquer outra relação experienciada. Para buscar essa essência rítmica, prioriza-se então uma dessas manifestações do ritmo individual, o ritmo musical percussivo. É, portanto, um movimento externo de tocar tambor que não visa a priori uma excelência no tocar, mas uma viagem interior em busca do ritmo individual. O aprimoramento técnico percussivo acontece naturalmente ao longo desta viagem.


Introdução às técnicas percussivas: técnicas corporais individuais/coletivas e técnica do instrumento tambor.


Mergulho na cultura popular: a partir das técnicas e do estudo do ritmo, o curso convida a um mergulho na cultura popular afro-brasileira-indígena. Ao longo de três meses os participantes entrarão no universo de duas manifestações dessa cultura: o maculelê e o congo de ouro. Um vivenciar dos valores, mitos, ritos e ritmos dessas manifestações.


Encontros semanais de 2 horas no

período de 3 meses.
 

Módulo I

  Inscrições Abertas  

Local das aulas: Itacorubi

Horário: 19 horas