Ritmo Individual

  Ritmo Coletivo

    Ritmos da Cultura Popular

Este curso é voltado para qualquer pessoa que deseje um entendimento maior acerca do seu ritmo individual e sua relação com os ritmos do mundo. 


O curso é construído a partir de vivências e dinâmicas em grupo que visam um autoconhecimento rítmico. Busca um equilíbrio entre os ritmos do movimento físico, da mente, da aprendizagem, do corpo, do dia, das atividades, da energia e, ainda, um equilíbrio entre esses ritmos individuais e o mundo.


Fundamenta-se na ideia de que cada ser humano tem um ritmo próprio e ele se manifesta em diferentes áreas da vida: no corpo orgânico, na musicalidade, mas também nas relações com outras pessoas, e em qualquer outra relação experienciada. Para buscar essa essência rítmica, prioriza-se então uma dessas manifestações do ritmo individual, o ritmo musical percussivo. É, portanto, um movimento externo de tocar tambor que não visa a priori uma excelência no tocar, mas uma viagem interior em busca do ritmo individual.


Se o mestre aqui é o tambor, o fio condutor é a cultura popular afro-brasileira-indígena. É a partir dela, com seus ritos, mitos e ritmos, que os participantes serão conduzidos nessa viagem em busca do ritmo.


Encontros semanais com duração de três meses; ou vivências de um ou mais dias. 

 

Módulo Autoconhecimento